Bluetooth Marketing

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terça-feira, 7 de dezembro de 2010



Marketing de Aproximação, também conhecido como Bluetooth Marketing, engloba uma grande quantidade de soluções de publicidade digital com uma infinidade de aplicações.  O termo Bluetooth Marketing é utilizado para descrever ações em Marketing que utilizam a tecnologia Bluetooth para veicular mídias.  A principal vantagem de uso dessa ferramenta é a possibilidade de utilizar soluções tecnológicas que exploram a tecnologia mobile como uma alternativa agradável de diversificação e inovação em publicidade interativa.
Basicamente o sistema funciona enviando mensagens com conteúdos publicitários para celulares, smartphones, notebooks, PDA´s ou GPS compatíveis com a tecnologia BluetoothTM.  Os produtos ou serviços podem ser divulgados com o envio de vídeos institucionais, wallpapers, músicas, fotos, games, aplicativos e muito mais.  O que torna a tecnologia mais aceitável pelos clientes é que ela não é invasiva (não pode ser classificada como um SPAM) já que o consumidor precisa aceitar o convite de download de conteúdo.  Todos os conteúdos são distribuídos de forma totalmente gratuita.  Ou seja, o cliente não paga pela utilização do serviço.  O conteúdo que é oferecido ao cliente pode facilmente ser distribuído, a outros potenciais consumidores, de forma viral, aumentando a exposição da marca.  Também pode ser usado como panfletagem eletrônica substituindo em parte os impressos promocionais distribuídos em campanhas tradicionais de divulgação.  Além de reduzir o custo de produção dos panfletos, existe o apelo de serviço sustentável e ecologicamente correto. 
Existe ainda a possibilidade de ?sortear? conteúdos.  Ou seja, o Accept Server (ponto de transmissão) pode ser configurado para enviar determinada mídia randomicamente em um número limitado de vezes.  Através disso se pode oferecer ?cupons? de descontos e serviços através de sorteios que o cliente recebe diretamente em seu celular.
Outra grande vantagem do uso dessa tecnologia em relação aos métodos tradicionais de publicidade é que ela permite o monitoramento da aceitação das campanhas disponibilizadas para os clientes.  É possível saber quantas pessoas aceitaram ou recusaram os downloads.
    
COMO FUNCIONA?

O processo de funcionamento é simples, gratuito e não requer nenhum conhecimento técnico por parte do cliente.  O único requisito é que o dispositivo Bluetooth esteja ligado no aparelho do cliente.  O interesse das pessoas é facilmente despertado através de indicativos visuais que informam o cliente da disponibilidade do serviço.  A curiosidade das pessoas, por se tratar de um serviço inovador, torna a  aplicação ainda mais eficaz.

O ponto de transmissão (Accept Server) envia constantemente e simultaneamente conteúdos interativos de marketing, via Bluetooth, para todas as pessoas que se aproximam dele. 

Veja diagrama explicativo a seguir.



1ª Fase: Detecção dos Dispositivos - O Accept Server faz a varredura de todos os aparelhos celulares com o Bluetooth ligado dentro do perímetro de alcance de até 100 metros (sujeito a variação). 



2ª Fase: Permissão de Transmissão - Detectado os aparelhos, o Accept Server inicia o processo de transmissão, enviando primeiramente ao cliente uma requisição automática (opt-in) solicitando autorização para envio do conteúdo, por exemplo: ?Você gostaria de receber uma mensagem da nome-da-empresa??. 


3ª Fase: Envio do Conteúdo - Após a autorização do cliente, o Accept Server transfere o conteúdo para download a custo zero, de forma rápida e segura, não interrompendo o processo de detecção e envio a novos clientes.  A autorização do cliente descaracteriza qualquer analogia com SPAM ou com conteúdo invasivo

DEFINIÇÕES de BLUETOOTH

O termo "Bluetooth Marketing" pode ser traduzido como conteúdo de marketing que chega ao público-alvo por meio de um aparelho eletrônico móvel (celular, notebook, smartphones, PDA's, GPS, etc.) compatível com a tecnologia Bluetooth.
O nome Bluetooth é uma homenagem ao Rei da Dinamarca do século X - Harald Bluetooth (Blatand em dinamarquês), pela habilidade e diplomacia de unir países da Europa, fazendo com que estes estabelecessem acordos comerciais entre si.
Como o Rei Harald, a tecnologia Bluetooth tem o objetivo de unir as pessoas e permitir que falem entre si. O logotipo oficial da Bluetooth é composto dos caracteres rúnicos H e B ? de Harald Bluetooth.

O projeto da especificação Bluetooth começou quando a empresa de celulares Ericsson se juntou a outras empresas como Intel Corporation, International Business Machines Corporation (IBM), Nokia Corporation e Toshiba Corporation para formarem o Bluetooth Special Interest Group (SIG) em 1998. Em 1999 outras empresas se juntaram ao SIG como 3Com Corporation, Lucent/Agere Technologies Inc., Microsoft Corporation e Motorola Inc.

O trabalho conjunto de todos os membros do SIG permitiu o desenvolvimento da especificação Bluetooth, através de padrões abertos para assegurar uma rápida aceitação e compatibilidade com as tecnologias disponíveis no mercado.

A transmissão é feita através de radiofreqüência, permitindo que um dispositivo detecte o outro independente de suas posições, desde que estejam dentro do limite de proximidade.

A freqüência utilizada por dispositivos Bluetooth opera em uma faixa de rádio não licenciada ISM (industrial, scientific, medical) entre 2.4 GHz e 2.485 GHz. O sistema emprega um mecanismo denominado frequency hopping, que salto de frequência para combater interferências e enfraquecimento do sinal. A cada segundo são realizados 1600 saltos de freqüência.


Mais informações sobre Bluetooth Marketing e Marketing Interativo acesse http://www.acceptmidia.com.br/

DIFERENÇAS BÁSICAS ENTRE SOFTWARES LIVRES e o ACCEPT SERVER (Accept Midia)
Existem diversos softwares de gerenciamento de campanhas em Bluetooth Marketing livres para download na Internet.
Os softwares livres são interessantes para o entendimento do funcionamento da tecnologia.  Entretanto, para utlização em campanhas os resultados finais podem ser prejudicados devido algumas limitações decorrentes da combinação de hardware e software.
Geralmente os softwares livres não são capazes de oferecer mais de um envio simultâneo de mensagem.  Em um ambiente com uma concentração pequena de pessoas isso já se torna um problema.  Vejamos a seguinte situação hipotética.  Imagine utilizar um software livre para divulgação de mensagens em uma lanchonete onde a permanência média de pessoas fica em torno de 30 minutos.  Imaginem ainda que a ocupação média dessa lanchonete é de 30 pessoas.  As pessoas presentes, ao ativarem o bluetooth de seus celulares estarão o disponibilizando para rastreamento do sistema.  Esse rastramento leva um tempo variável (de acordo com hardware e software) mas podemos considerar um tempo médio de 30 segundos para rastreamento.  O segundo passo é o "OPT-IN" (permissão para envio da mensagem).  Digamos que se gaste mais 5 segundos nessa operação.  O próximo passo é transmissão que, de acordo com o tamanho da mídia, pode variar.  Normalmente se recomenda mídias enxutas que tenham tempo máximo de download em torno de 25 segundos.  Considerando esses passos, teremos aproximadamente 60 segundos para transmissão de uma mensagem. 
Nessa situação, em um ambiente que utiliza um software livre em PC as mensagens serão entregues uma a uma o que levaria, pelo menos 30 minutos para atingir todo o público local (considerando que não aconteça nenhum atraso nas transmissões).  As pessoas com mais "SORTE" receberão o OPT-IN primeiro mas certamente terão clientes insatisfeitos que ficarão longos 30minutos com seus celulares prontos para receber e o sistema não conseguirá detectá-los por estar ocupado com outra transmissão.

Esse tipo de situação não acontece com os sistemas integrados de hardware e software a exemplo do Accept Server citado anteriormente.  Esses aparelhos são do tamanho aproximado de um roteador wireless doméstico entretanto possuem um número maior de antenas.  O fato de serem munidos de circuito integrado próprio faz com que toda a ação de rastreamento de delivery da mensagem  seja mais ágil.  Além da portabilidade e praticidade (não necessita de computador para funcionar), outra grande vantagem é o fato de serem capazes de enviar diversas mensagens ao mesmo tempo dando uma cobertura maior a eventos e situações de maior rotatividade de pessoas. 

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